Educação e a Sustentabilidade

Blog Post Banner.png

By Susana Lucas, Especialista em Sustentabilidade, Engenharia e Inovação


No último fórum económico mundial, Jack Ma fez uma reflexão sobre o futuro da educação. Cada vez mais, os trabalhos vão ser desenvolvidos por máquinas. Assim destaque-se:

  • A Educação é o maior desafio atual.
  • A forma com se ensina atualmente é a mesma há 200 anos, daqui a 30 anos vão existir problemas.
  • Os professores têm que parar de ensinar conhecimento, porque as máquinas vão ter mais.
  • Temos que ensinar algo único, que as máquinas nunca poderão alcançar: Valores, Acreditar, Pensamento Independente, Trabalho de Equipa, Ajudar os Outros.
  • Tudo isto por ser passado pelo Desporto, Musica, Pintura – Arte, para termos a certeza que os humanos são diferentes.
  • Tudo o que for ensinado tem que ser diferente do que as máquinas podem fazer, se as máquinas poderem fazer melhor temos que repensar.

Esta reflexão tem que partir de cada um de nós.

Já existe muita gente a repensar o ensino... a considerar que podem e devem existir formas diferentes de educar. Assim, a Educação e a Sustentabilidade têm que estar juntas.

Se analisarmos o conceito de Sustentabilidade nos seus 3 pilares base, estamos a falar de aspetos Ambientais, Sociais e Económicos. Por isso a educação tem que permitir a Sustentabilidade individual, tanto em termos de atitudes ambientalmente corretas como uma maior ligação à natureza, como a componente de relações, partilha e espirito de grupo, até existir a autonomia económica do individuo com base nos 2 pilares anteriores.

Contudo, a educação, além de se focar nas pessoas, tem que potenciar a forma como as pessoas atuam na sua área de influência, bem como no global e claro, sempre com Sustentabilidade!

A Educação com a Sustentabilidade vai permitir que exista uma atualização do nosso conceito de sociedade, e nas nossas próprias prioridades, talvez com algumas componentes do passado (em especial culturais e tradições) mas nunca esquecendo o que pode potenciar o mundo tecnológico em que vivemos (que nos liga muito mais facilmente e nos permite ter acesso universal a informação).

Poderá ser considerada uma tarefa gigantesca, mas também um desafio muito cativante!

 


 
susana-lucas-newmanity

A Susana é especialista em gestão sustentável de instalações, gestão ambiental, educação ambiental e inovação. O seu percurso profissional inclui a gestão de projetos de construção, a leccionação de diversas unidades curriculares relacionadas com as suas áreas de especialidade e mais recentemente, a investigação. Para te conectares com a Susana, clica aqui