O Mindset dos Estóicos

mindset-dos-estóicos-newmanity.png

By Filipa Maia, Mindset & Brand Coach


Gosto de pensar em mindset como o software que cada um de nós tem instalado na sua mente. Sim, mesmo como um programa de computador porque:

  • recorremos preferencialmente e de forma automática aos programas que já temos instalados

  • mas podemos instalar ou desinstalar programas sempre que quisermos

Ou seja, mindset é o conjunto dos pensamentos e atitudes a que recorremos naturalmente, mas vamos sempre a tempo de o alterar.

Sei que o nosso mindset pode ser alterado por experiência própria e por observar isso mesmo em outras pessoas.

No meu caso específico, as mudanças de mindset em algumas áreas foram abismais nos últimos anos. Felizmente, a maioria das pessoas começam já a estar bastante familiarizada com as noções de mindset fixo e de mindset de crescimento ou progressivo. Uma das minhas mudanças de mentalidade mais evidentes foi neste campo.

Não me orgulho em afirmar que já tive um mindset fixo. Acreditava que só tinha jeito para ciências exatas, que não era boa a lidar com pessoas, e que não tinha qualquer criatividade. A parte boa é que vamos sempre a tempo de mudar o nosso mindset e eu mudei. Hoje já não trabalho com ciências exatas, trabalho com pessoas e para pessoas e isso é uma das coisas que mais me apaixona no meu trabalho, e uso a minha criatividade diariamente para criar conteúdos e delinear estratégia. Acredito que podemos aprender qualquer coisa e desenvolvi um mindset de crescimento.

Então e como se muda?

Na minha opinião, é uma questão de prática e de feedback. Tal como em qualquer desporto um atleta não nasce a saber desempenhar aquilo a que se propõe, pratica diariamente e tem um treinador que lhe dá feedback para melhorar, também aqui se aplicam os mesmos princípios: treinando os pensamentos e as atitudes, e procurando suporte adicional quando não conseguimos executar sozinhos.

Desta vez, gostava de propor que todos começássemos a praticar mais o mindset estóico.

A filosofia estóica, ou o estoicismo, foi fundada em Atenas por Zeno de Citium no início do século III a.C, e os filósofos estóicos mais conhecidos são Epicteto, Séneca e o imperador Marco Aurélio. No entanto, nos últimos anos, esta filosofia voltou às bocas do mundo muito graças a autores como Tim Ferriss e Ryan Holiday.

Esta filosofia foca-se na ética pessoal e, de acordo com os seus ensinamentos, o caminho para a felicidade humana encontra-se em aceitar cada momento tal como ele se apresenta, não permitindo que sejamos controlados pelo nosso desejo por prazer nem pelo nosso medo da dor- os dois principais motivadores de qualquer ação humana, - e tratando os outros de forma justa.

Há uns anos que tenho vindo a estudar a filosofia estóica e estou certa que a aplicação dos seus princípios nos faria, a todos, mais felizes. Por isso proponho que comecemos a praticar, diariamente e num esforço consciente, os seguintes mindsets do estoicismo.

1 - Dou as boas-vindas aos obstáculos

A única forma de crescer e evoluir é enfrentando os obstáculos e transformando-os na nossa vantagem. Os estóicos não têm medo dos desafios e até lhes dão as boas-vindas

Como praticar este mindset: sempre que enfrentamos um desafio ou obstáculo, desligar a mentalidade de vítima e pensar “como é que isto pode ser a melhor coisa que alguma vez me aconteceu?”

2 - Não posso controlar aquilo que me acontece, apenas a forma como reajo

Não controlamos nada do que é externo a nós próprios. Além disso, os estóicos também defendem que todos os acontecimentos são neutros, nós é que lhes atribuímos um significado. Por isso está nas nossas mãos escolher a forma como reagimos.

Como praticar este mindset: sempre que nos acontece algo de menos bom, parar por um momento antes de reagir e pensar “de que forma positiva - ou, pelo menos, neutra - é que posso reagir a esta situação?”

3 - As minhas reações são um reflexo do meu interior

Precisamente porque todos os acontecimentos são neutros e as nossas reações só dependem de nós, os estóicos acreditam que as reações negativas são apenas um reflexo de algo que está apenas dentro de nós. Eles também defendem que devemos fazer, constantemente, um trabalho intenso de auto-conhecimento e auto-análise. É por isso que sempre que temos uma reação negativa devemos deixar de culpar o outro e olhar para dentro de nós próprios.

Como praticar este mindset: sempre que temos uma reação mais forte a algo, não colocar a culpa fora de nós mas olhar para dentro e pensar “o que é que em mim está a provocar esta reação?”

4 - Aprecio o que já tenho

Quase que podemos dizer que os fundadores da filosofia estóica foram os primeiros minimalistas. Não davam valor a bens materiais e já sabiam que a felicidade vem de dentro e não é resultado de qualquer posse física. Por isso é que faziam questão de apreciar e agradecer por aquilo que já tinham, por pouco que fosse.

Como praticar este mindset: sempre que sentirmos que queremos algo, substituir esse desejo por gratidão por aquilo que já temos. Manter um diário da gratidão é também um bom hábito.

5 - Eu vivo os meus valores, não me limito a falar sobre eles

Os estóicos acreditam que todos podemos ser uma fonte de inspiração para outras pessoas, mas apenas através das nossas ações, não das nossas palavras. Demonstrando que vivemos de acordo com os nossos valores e com a nossa filosofia, ou seja, vivendo uma vida intencional.

Como praticar este mindset: antes de tomar qualquer decisão, parar para pensar “esta atitude/ação está de acordo com os meus valores?” e agir de acordo com a resposta.

6 - Eu existo apenas no momento presente

O passado já foi e o presente ainda não chegou. No entanto, eles são as nossas maiores fontes de preocupação e ansiedade. Segundo a filosofia estóica, nada mais importa a não ser o momento presente - além de minimalistas, já conheciam o mindfulness!

Como praticar este mindset: sempre que nos encontrarmos presos ao passado ou ansiosos com o futuro, parar por uns segundos e relembrar: “eu existo apenas no momento presente”.

Qualquer mudança significativa - e mudar o mindset é algo de muito significativo - leva o seu tempo e, como já disse, exige prática. O segredo está em começar a praticar, falhar muito ao início, mas, com o tempo, ir adotando, aos poucos, a nova forma de pensar, até ela se tornar no nosso programa executado por defeito.


 
filipa-maia-newmanity.png

A Filipa é Mindset & Brand Coach e ajuda pessoas que querem mudar, criar o seu próprio negócio e viver a vida à sua maneira, a encontrarem a clareza e a estratégia certa para alcançarem os seus objetivos. A Filipa acredita que “mindset is everything” e que devemos ter uma intenção por detrás de tudo aquilo que fazemos. Podes conectar-te com a Filipa aqui.